top of page

Podemos ter Cursos de Reiki OnLine?

Atualizado: 19 de ago. de 2023

Uma Evolução Possível e Segura que Vale a Pena!



A última edição da Reiki News Magazine do ano de 2020, publicação trimestral do International Center For Reiki Training, contou com um excelente texto escrito pela Mestra de Reiki Colleen Benelli, da Reiki Life Style, uma grande escola de Reiki nos Estados Unidos da América. Este texto trata da sua história e experiência oferecendo cursos de Reiki On-Line no período da pandemia do Corona Vírus. Traz também aspectos importantes sobre a recente história do Reiki.


O Desafio de 2020

Este texto trouxe muita emoção para mim, pois assim como ela e William Lee Rand, eu também comecei a oferecer meus cursos de Reiki presenciais no formato On-Line em decorrência do distanciamento social. Naquele momento, senti que algo estava mudando na energia, na força do Reiki.

Quando o mês de março de 2020 trouxe esta nova realidade ao Brasil, nós não tínhamos certeza de nada sobre como o futuro seria. Eu tinha cursos presenciais de Reiki agendadas com alunos inscritos e partia meu coração pensar que seus desenvolvimentos como reikianos seria prejudicados, mas o distanciamento, ao meu ver, era imperioso.

Comecei a imaginar como seria isso, e dei minhas primeiras aulas on-line e fiz minhas primeiras iniciações à distância, seguindo meu coração.

Eu não sabia ao certo onde isso me levaria, mas não sentia ser certo em um momento tão delicado sermos privados de um método que se provava a cada dia da minha prática terapêutica como sendo eficaz para nos ajudar a suportar os desafios que chegavam.

Eu tenho que confessar, antes de tudo isso, eu era cética e contra os cursos de Reiki online, mas diante de nossa nova realidade estava disposta a dar o meu melhor para que o Reiki continuasse a se expandir. Isso é parte do meu propósito de vida, auxiliar pessoas e animais a encontrarem seus caminhos, se reconectarem, expandirem a consciência e viverem melhor com o auxílio do Reiki.

Minha Experiência Pessoal

Foi então que descobri que um dos mais importantes Mestres de Reiki da atualidade estava oferecendo aulas de Reiki On-Line. Fazer cursos de Reiki fora do Brasil já era um sonho que permeava minha mente, mas não imaginava que poderia ser tão antecipado. Este Mestre, William Lee Rand, é o presidente do maior centro de Reiki do Mundo, o International Center for Reiki Training. Eu o acompanhava há algum tempo e admirava. Ele é o criador de técnicas especialmente importantes para a difusão do Reiki no Ocidente. O Usui Tibetano, a cirurgia kahuna, mandala de cristais, uso dos símbolos tibetanos, sopro violeta, técnica de autoaplicação pelo joelho, limpeza da aura e o incrível Karuna Reiki® chegaram a nós por meio ele. O website dele é recheado de informações maravilhosas sobre Reiki. Para quem gosta de estudar, é um prato cheio. Mesmo sem ter aulas com ele, eu já aprendia muito com ele pelo seu website, com conteúdo confiável.

Pois me inscrevi em seu novo Curso On-Line de Mestrado em Karuna Reiki®, e notei que havia um acréscimo neste curso, o Holy Fire® III Reiki. De início não compreendi a magnitude do que ele trazia para os Reikianos, diria que somente se sabe após experimentar. Como diria Roberto Carlos, “somente um Reikiano sabe o verdadeiro valor do Reiki”, pois bem, eu diria que “somente um Holy Fire® Reiki Master sabe o valor do Holy Fire®”.

É indescritível o que passei durante o treinamento que tive com ele e com dezenas de Mestres de Reiki do mundo todo que lá estavam aproveitando esta oportunidade incrível de se conectarem neste novo formato do Ensino do Reiki. As experiências, as trocas, o Karuna Reiki®, o Holy Fire®... O Reiki foi elevado a uma potência que eu não imaginava possível, ou talvez imaginasse, mas não no nível consciente. Um grande processo de limpeza, autoconhecimento, entendimentos e crescimento foi oferecido a mim naquele treinamento, além de novas possibilidades para a minha prática de Reiki como terapeuta e como professora.

A Nova Sistemática de Ensino do Reiki Própria para o ambiente ONLINE

Até então, o Reiki já havia mudado e harmonizado minha vida como um todo. Após, o Holy Fire® Reiki deu uma propulsão a ela em muitos sentidos. E isto aconteceu em um treinamento online.

Foi neste contexto que minhas aulas on-line tiveram uma grande propulsão, eu fui habilitada a usar o Holy Fire® tanto para oferecer o Curso de Mestrado em Karuna Reiki® on-line, como para o Reiki Usui, Níveis I, II e Mestrado.

Dentro de mim urgia a importância de começar a distribuir esta energia. Uma semana após o curso eu ofereci uma das Experiências do Holy Fire®, Oceano de Amor Sagrado, o Reiki direto da fonte sendo usado em um grupo. Esse dia foi histórico. Nós estávamos em forte reclusão e o medo era muito presente na grande maioria das pessoas. Naquela manhã eu guiei um grupo de pessoas em uma curta meditação por uma floresta e chegamos ao oceano, uma praia linda. Então, parei de falar e a energia Reiki conduziu aquelas pessoas. Os relatos que recebi foram incríveis, como elas precisavam deste carinho, desta luz! Meu propósito se cumpria.

De maio de 2020 até hoje, ofereci cursos de Reiki online e eventos com Reiki praticamente todos os finais de semana com sucesso. Me dediquei em formar meus alunos para que sejam Reikianos e Mestres de Reiki competentes e espalhem ainda mais a energia para auxiliar as pessoas.


E tudo isso foi feito ON-LINE.


Esperança, acolhimento, harmonização, desbloqueios, amor, equilíbrio, vida. O Reiki traz isso para todos e muito mais através de suas técnicas do seu Método.


Aspectos interessantes da História do Reiki Minha experiência, estudos e aprofundamento no Reiki feito no Japão em 2023, fez com que eu compreendesse bastante sobre as possibilidades de ensino do Reiki.


O Reiki, como o conhecemos, foi trazido para nós em 1922. Naquele tempo tudo precisava ser presencial. Uma sessão de Reiki à distância (Enkaku Chiryo) era feita por meio de foto e combinado por carta. Uma correspondência poderia demorar muito tempo para chegar ao seu destinatário. O ensino de algo tão diferente como o Reiki, por meio de correspondência era realmente inviável.


No entanto, temos a seguinte fala de Usui Sensei sobre o uso do Reiki à distância:

"La conciencia humana puede llegar a cualquier lugar del universo en un instante. Las personas que creen que es difícil por lejanía que usen este símbolo [símbolo que possibilita o Reiki à distância]." (DOI, Hiroshi. Reiki Tradicional - Historia y esencia del Dento Reiki japonés de Mikao Usui. Reikiavik Ediciones, Madrid, Novembro de 2020, p.93)

A tecnologia evoluiu muito de 1922 para 2020. Ferramentas de conexão de pessoas como o Zoom possibilitam ambientes virtuais muito eficientes e, a um custo relativamente baixo, as ferramentas de ensino virtual são muito avançadas, de modo que o professor e os alunos podem interagir intensamente. Além disso, há uma crença de que a tecnologia é negativa, sendo que ela é neutra, o que fazemos com ela pode ser visto como positivo ou negativo. Portanto, quanto mais usarmos a tecnologia para espalharmos altas frequências, amor e luz, mais ela vibrará nesta polaridade.


Outro aspecto histórico interessante para mencionarmos é o fato de Hawyao Takata Sensei ter ensinado Reiki por carta e por telefone. Há evidências de que ela teria feito ao menos duas vezes.

Se alguém se pergunta sobre a validade do ensino de cursos remotamente, é importante observar que a Sra. Takata, uma fundadora do Reiki Ocidental, ensinou cursos de Reiki remotos. Em um livro de Reiki que inclui algumas de suas cartas manuscritas, ela explicava como poderia ensinar via telefone e por cartas, e através de iniciações remotas, e afirmou que ela apenas faria isso quando parecesse absolutamente necessário, tal como quando o receptor estivesse em um hospital ou distante em vias necessidades. (Rand, William Lee e Benelli, Colleen. Suplemento Holy Fire® III World Peace Reiki, referindo-se a Robert N. Fueston, The History and System of Usui Shiki Reiki Ryoho. Wisconsin: Lotus Press, 2017, p.298)

Verificações in loco - Japão

Durante o Mestrado de Reiki que fiz no Japão com o Sensei Hiroshi Doi, um dos Membros da Usui Reiki Hyoho Gakai, fundada por Mikao Usui (o fundador do Método Reiki), indagado sobre o ensino à distância ou presencial, ele informou que para os japoneses "algo muito importante a ser ensinado, deve ser feito olho no olho", por este motivo ele ensina presencialmente e mantém esta Sistemática de ensino em sua linhagem do Gendai Reiki (sistema de Reiki criado por ele com base no Reiki japonês e ocidental).


Sem embargo, nosso querido professor e grande historiador neste ano de 2023 completa 88 anos e ofereceu seu Mestrado de Reiki em um curso para mais de 90 pessoas em abril de 2023 em Osaka, Japão, sintonizando todo o grupo de alunos ao mesmo tempo no nível de Mestres de Reiki ao entoar um mantra por cerca de 2 minutos, sem tocar em nenhum deles e sem conversar com a grande maioria deles. Há muitas técnicas de sintonização no Reiki desenvolvidas, modificadas e evoluídas desde os tempos de Usui Sensei e não há dúvidas sobre a efetividade da técnica utilizada pelo Mestre Hiroshi Doi. Este formato que presenciei nos faz verificar que temos muitas possibilidades para o ensino e para que sejam realizadas as sintonizações do Reiki.


No nosso mundo moderno, temos o Reiki sendo evoluído cada vez mais para atender as necessidades da humanidade no momento do tempo que vivemos. O Holy Fire® Reiki é um sistema que vem com uma energia própria para levar os cursos e os processos de sintonização além das práticas usuais, em especial para o treinamento Online.


Durante o simpósio em celebração aos 100 anos do Reiki realizado em Osaka, Japão, também em abril de 2023, reunindo os maiores Professores Mestres de Reiki do Mundo, um dos Palestrantes, o Mestre de Reiki mexicano Rishi Lingam enfatizou durante sua palestra sobre o futuro do Reiki que é importante que os profissionais do Reiki se adaptem às necessidades do mundo atual e das novas gerações, incluindo o ensino Online. Disse ainda que mais importante do que ser Online ou Presencial, é a capacidade do Mestre de Reiki de ensinar e também a qualidade do curso que oferece.


A Escolha do Aluno

Não obstante a possibilidade do ensino Online, esta é uma escolha do Aluno, tendo em vista que muitos aspectos influenciam esta decisão. Algumas pessoas não conseguem se concentrar em um curso em suas próprias casas, com muitas distrações, enquanto para outras, viajar e ir a um local fazer um curso de Reiki pode ser mais custoso. É importante que o aluno perceba o que é certo para si mesmo e para suas características individuais. Há diversas opções para todas as necessidades.

Conclusão

Colleen Benelli disse em seu artigo de 2020: “Estou aprendendo muito e estou entusiasmada com as possibilidades de divulgação do Reiki. O Reiki já nos mostrou maneiras de ajudar as pessoas em todo o mundo a se ajudarem umas às outras. Como todas as outras pessoas, espero o dia em que possamos planejar aulas de Reiki presenciais. Mas, hoje, estou ensinando Reiki online porque é um serviço que posso oferecer. É o que posso fazer para contribuir com o bem-estar da vida na Terra agora.”

Hoje, vivemos outra situação, já podemos estar uns com os outros presencialmente e é maravilhoso compartilhar o Reiki em cursos presenciais, mas o período de isolamento nos auxiliou a trazer novas possibilidades que podem seguir como opções reais e que não prejudicam em nada o ensino e difusão do Reiki.


O Reiki é flexível o suficiente para se adaptar a múltiplas formas de ensino e prática.


Se pode ter cursos de Reiki online? A resposta é SIM!

Seguimos nossa atividade online e presencialmente.

Quer saber mais?

Assista o vídeo em que Su Mach'ado discute esta questão:


Com amor e gratidão,

Su Mach'ado Centro de Treinamento de Reiki - Felicidade

www.reikiefelicidade.com E-mail: reiki@reikiefelicidade.com WhatsApp: +55 11 98381-8198


Confira nossos próximos cursos acessando nossa agenda



® Holy Fire e Karuna Reiki são marcas registradas de William Lee Rand

100 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page