top of page

Reiki para Animais



a familia multiespécie merece reiki
Reiki para animais

Por que Usar Reiki com Animais, Quais os Benefícios e Como Realizar uma Sessão em Animais?

 

Os animais hoje fazem parte da estrutura familiar brasileira. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), uma pesquisa realizada em 2018 revelou que 44 em cada 100 famílias criam animais de estimação [1].


Não é mistério como os animais de estimação ganharam espaço no coração das famílias brasileiras. Um caso que demonstrou claramente esta tendência foi o triste incidente envolvendo o cão Joca, que veio a falecer em abril de 2024 durante um voo doméstico [2], gerando indignação em milhões de pessoas e culminando na aprovação do Projeto de Lei Joca, que modifica os procedimentos de transporte de animais em voos domésticos no Brasil [3].


As famílias com animais de estimação hoje entendem que eles fazem parte da sua estrutura familiar, sendo as chamadas "Famílias Multiespécie".


Da mesma forma, diversos ramos da indústria, comércio e serviços voltam-se para o mercado de "pets", que tem crescido consideravelmente nos últimos anos [4], especialmente em relação aos cuidados de saúde e bem-estar. O Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking dos países que mais demandam esses serviços.


Mas esses são apenas dados que refletem uma grande verdade, enraizada no coração de muitos de nós: amamos e consideramos os animais como uma parte fundamental das nossas vidas e histórias. Atualmente, enquanto escrevo este artigo, minha cachorra me olha, lembrando-me que está na hora do seu jantar. Essa interrupção na produção intelectual é um testemunho do valor que atribuo ao bem-estar dela. E, possivelmente, se ela não fosse importante para mim, eu não interromperia minhas atividades.


Agora que ela está alimentada e feliz, posso prosseguir. Para mim, assim como para você, o bem-estar do meu animal é crucial. E foi essa preocupação que me levou ao Reiki.

Assim como muitos, minha inclinação para ajudar me levou a descobrir essa energia maravilhosa, curativa, restaurativa, conectiva e harmonizadora. São muitos os benefícios do Reiki... E minha intenção inicial era melhorar a qualidade de vida dos meus três cães que faziam parte da minha família na época. Todos eles sofriam de displasia de quadril e estavam frequentemente doentes, precisando de cuidados veterinários constantes. Após a aplicação do Reiki, a saúde deles melhorou significativamente, assim como a qualidade de vida deles e a minha. Resumindo a história, fiquei tão encantada que troquei uma promissora carreira como advogada para me tornar Terapeuta Reikiana de Animais e, posteriormente, me tornei Professora Mestre de Reiki.


Ao longo desses anos de prática do Reiki, as famílias multiespécies sempre estiveram presentes na minha prática terapêutica e na minha escola, e pude perceber, tanto em mim quanto nas pessoas ao meu redor, o quanto somos capazes de fazer por aqueles que amamos, especialmente nossos animais de estimação.


Aqueles que me procuram hoje para aplicar Reiki em seus animais são tutores dedicados. Nessa jornada, deparei-me com histórias inspiradoras, mesmo em situações de final de vida, onde o amor foi expresso de forma intensa através do alívio da dor proporcionado pelo Reiki. Auxiliei em questões comportamentais, tratando de comportamentos "inexplicáveis" dos animais, ofereci tratamentos paliativos e cuidei de muitos casos de câncer. Em todos esses casos, pude perceber o quão útil o Reiki pode ser para todos os seres.


Ao me perguntarem "Por que usar Reiki em animais?", minha resposta é simples: "Pelos mesmos motivos que o utilizamos em nós mesmos".


Hoje, temos um sistema maravilhoso que inclui uma nova forma de energia Reiki voltada especificamente para os animais. É uma dádiva que proporciona uma série de benefícios, tanto para os animais quanto para os seres humanos:


“Para animais, ela

1. Trabalha para tratar feridas ou lesões físicas, emocionais, mentais e espirituais nos

animais.

2. Restaura sua força vital.

3. Aumenta a vitalidade.

4. Melhora sua sensação de bem-estar.

5. Pode conectá-los mais profundamente com seus cuidadores.

6. Libera as preocupações de qualquer cuidador que o animal absorveu.

7. Libera os encargos que eles podem carregar para o seu trabalho no mundo.

8. Esclarece suas responsabilidades, trabalho e serviços.

Para as pessoas, sana

1. Feridas ao seu autêntico espírito humano e à natureza humana.

2. A crença de que temos domínio sobre a Terra.

3. A crença na separação dos animais.

4. Experiências de estar separado da Terra, de Deus e uns dos outros.

5. Experiências de estar separado do nosso espírito divino.

Para as pessoas, as qualidades capacitadoras

1. Revelam o autêntico espírito humano.

2. Revelam a luz da Terra Divina em tudo.

3. Revelam a natureza divina de uma pessoa dentro de sua natureza humana.

4. Unificam a consciência humana e animal do praticante de Reiki.

5. Capacitam nossa natureza e potenciais humanos superiores.

6. Restauram as bênçãos entre humanos e animais.

7. Levam a uma conexão mais profunda e comunhão com os animais e aTerra Divina.

8. Conectam-nos ao Espírito da Terra.

9. Revelam a consciência da Terra.

10. Permitem seu uso com animais e humanos.

11. Misturam-se com nossa energia Reiki em todas as nossas sessões de cura.

12. Permitem seu uso para todos os praticantes de Reiki de todas as linhagens.

13. Incluem toda a vida, com simplicidade e eficiência de uso.” [5].


Este treinamento está disponível para todos os Reikianos a partir do nível II e notei que é extremamente terapêutico para todos os amantes de animais que têm preocupações relacionadas a eles.


A energia do ICRT Animal Reiki é estável, segura, terna, simples, prática e eficiente. Ela traz um símbolo cuja frequência auxilia no desenvolvimento pessoal e espiritual, tornando-nos praticantes de Reiki em animais mais habilidosos.



Além disso, aplicar Reiki em animais não é o mesmo que aplicá-lo em pessoas. Os animais são autênticos em sua natureza, e o treinamento ICRT Animal Reiki é muito completo nesse sentido, oferecendo uma variedade de informações no manual disponível para aquisição [6].


Aqui estão algumas dicas para aplicar Reiki em um animal:

  • Tenha o Reiki à distância, nível II, pois nem todos os animais gostam de ser tocados durante a sessão.

  • Os animais não devem ser agarrados ou forçados durante a sessão, permitindo que fiquem livres para se comportar naturalmente.

  • Cuide da segurança sua, do animal e do tutor, evitando situações de risco.

  • Respeite a vontade do animal e do tutor caso não desejem a aplicação do Reiki.

  • Evite colocar as mãos sobre o animal, principalmente se não o conhecer bem, para evitar que seja interpretado como uma postura agressiva.

  • Prepare-se para a sessão como faria para uma pessoa, mantendo os olhos abertos para observar o comportamento do animal durante a aplicação.

  • Deixe que o animal determine o término da sessão e onde deseja receber a energia do Reiki.

  • Se possível, envolva o tutor do animal na sessão.

  • Libere quaisquer apegos sobre relações e tratamentos ideais com animais, reconhecendo que cada família tem sua própria realidade.

  • Finalize a sessão comum selamento ou da maneira que você costuma fazer.

  • Agradeça ao animal e ao Reiki.


Aproveite e use o Reiki com os animais, tornando-se cada vez mais feliz em sua prática!



Su Mach'ado

Centro de Treinamento de Reiki - Felicidade

Licensed Reiki Master Teacher junto ao The International Center for Reiki Training - Reiki Master


WhatsApp: +55 11 98381-8198

Instagram:

@reiki.centrodetreinamento

Confira nossos próximos cursos acessando nossa agenda


 

Referências:


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page