O Poder Transformador dos Princípios do Reiki

Os 5 Princípios do Reiki, chamados Gokai em japonês, são a base filosófica dessa prática terapêutica espiritual e energética. Mikao Usui Sensei os ensinava como uma forma de elevar a consciência, promover a cura e cultivar uma vida equilibrada. Além de diretrizes, esses princípios carregam uma vibração energética própria, fundamentada no conceito japonês de kotodama (言霊), o "espírito da palavra". Quando pronunciados com intenção, os princípios do Reiki não apenas transmitem um ensinamento, mas também ativam energias sutis de transformação. Além disso, sua análise a cada dia de sua vida junto com a meditação Gassho pode ser uma verdadeira revolução para sua consciência.
O Poder do "Só por Hoje" no Reiki
Como diz Hiroshi Doi Sensei, o Reiki começa e termina no Gokai. O dizer “Só por hoje” (Kyo dake wa) é o cerne do ensinamento, pois nos convida a focar no presente. A felicidade só pode ser vivida no agora. Quando nos prendemos ao passado, cultivamos ressentimentos; quando projetamos demais no futuro, geramos ansiedade nos atendo a algo incerto e desperdiçando as maravilhas que acontecem agora. Ao praticarmos estar no presente, permitimos sermos felizes agora, quando isso é realmente possível.
“Se você quer saber como foi seu passado, olhe para quem você é hoje. Se quer saber como vai ser seu futuro, olhe para o que está fazendo agora.” – Ditado budista
Medite: Como foi seu dia hoje?
Os Cinco Princípios
1. 今日だけは 怒るな (Kyo dake wa, ikaru na ou "okoru na") - Só por hoje, evito a raiva
A raiva tem sua importância para a sobrevivência da espécie humana, mas hoje precisamos transformá-la. A raiva constante pode prejudicar o corpo físico e a mente. Pessoas constantemente com raiva podem ter mortes súbitas e realizar homicídios despropositados. Explosões de raiva geram ações que normalmente as pessoas se arrependem depois, mas já seria tarde e, outras vezes, é o mesmo que perder totalmente a razão por um ponto.
Raiva geralmente tem relação com alguma dor profunda e muitas vezes do passado. Então o que fazer? Meditar! Durante sua meditação Gassho, traga a reflexão: Senti raiva hoje? Se sim, porque senti raiva? Após a conclusão: o que posso fazer para que eu evite a minha raiva? Lembre-se que você tem a habilidade de mudar e curar a si mesmo, mas não pode necessariamente impor isso para os outros.
2. 今日だけは 心配するな (Kyo dake wa, shimpai suna) - Só por hoje, evito preocupar-me
A preocupação, quando excessiva, gera ansiedade e nos impede de enxergar soluções. Preocupar-se é "ocupar-se antes do tempo", muitas vezes sofrendo sem necessidade. Algum tempo atrás, William Lee Rand me disse: "todo problema tem uma solução e se confiarmos nisso, podemos nos tornar solucionadores de problemas."
Ao confiarmos que há uma solução, podemos nos concentrar em buscá-la ao invés de apenas ficar pensando que o problema pode acontecer, que é uma perda de energia e gera diversos desequilíbrios, desde crises de ansiedade a síndrome do pânico. Há questões que não possuem solução, como a morte, o que por alguns pode ser visto como solução, mas para outros algo terrível. Neste último caso, aceitar sua inevitabilidade poderia ser a escolha mais saudável.
Confiar no fluxo da vida nos ajuda a reduzir a ansiedade e tomar decisões com mais clareza.
Então medite: Preocupei-me hoje? Foram reais minhas preocupações ou minha mente ficou vagando em possibilidades irreais? Se tenho um problema, há solução para ele? Qual a solução?
3. 今日だけは 感謝して (*Kyo dake wa, kansha shite*) - Só por hoje, sou grato(a)
A gratidão tem uma energia poderosa que altera nossa frequência vibracional. A prática da gratidão impacta o chacra cardíaco e transforma nossa perspectiva de vida. Após tratarmos dois venenos (raiva e preocupação), podemos nos concentrar em elevar nossa frequência vibratória e fazermos uma verdadeira mudança de mentalidade.
É impressionante como damos mais atenção ao que não temos do que ao que temos. Como diz o ditado “O jardim do vizinho é sempre mais verde”. No entanto, se começamos a agradecer pelas pequenas coisas do nosso dia a dia, podemos perceber que na verdade somos muito prósperos e temos muito. Agradeça pela sua cama, por um banho, pelo alimento, pela brisa no rosto, por um sorriso… Quantas pessoas não têm onde dormir, um chuveiro, comida…? Mas agradeça de verdade, com seu coração e mude aos poucos sua mente.
Portanto agradeça por tudo que você tem e recebeu hoje em sua vida! E ao longo do tempo, note se você não passou a atrair bençãos muito maiores para sua vida... (lei da atração).
4. 今日だけは 業を励め (Kyo dake wa, gyō wo hage me) - Só por hoje, sou aplicado em meus afazeres
Esse princípio não se refere apenas ao trabalho profissional, mas sim ao esforço diligente e à aplicação nos afazeres da vida. O trabalho movimenta a energia, prevenindo estados de estagnação mental e espiritual.
Nós nos conectamos pelos nossos trabalhos e afazeres. Agir de forma desonesta ou sem a devida diligência pode parecer algo pequeno para alguém, mas sempre pode ter grandes impactos. Por exemplo: vender um alimento estragado. Um médico de UTI que coma um alimento vendido estragado pode não conseguir comparecer ao plantão, e vidas podem ser perdidas por isso.
Toda ação que colocamos para o mundo importa! Caso você não esteja sendo aplicado, Medite sobre o porquê e tome as medidas necessárias para esta mudança!
5. 今日だけは 人に親切に (Kyo dake wa, hito ni shinsetsu ni) - Só por hoje, seja gentil com os outros
A compaixão e a gentileza são expressões da energia Reiki. O que emanamos para o universo retorna para nós. Tudo o que colocamos para os outros, estamos colocando para nós mesmos, pois estamos interligados.
Alguém pode pisar em formigas simplesmente porque pode, mas se esquece que para outros seres e para a vastidão do Universo, nós somos as formigas. Geralmente, quem fere o outro, está ferido. Então medite: Por que fui rude hoje? Qual a dor que eu carrego aqui?
“A vida é como jogar uma bola na parede: Se for jogada uma bola azul, ela voltará azul; Se for jogada uma bola verde, ela voltará verde; Se a bola for jogada fraca, ela voltará fraca; Se a bola for jogada com força, ela voltará com força. Por isso, nunca ‘jogue uma bola na vida’ de forma que você não esteja pronto a recebê-la. A vida não dá nem empresta; Não se comove nem se apieda. Tudo quanto ela faz é retribuir e transferir aquilo que nós lhe oferecemos.” --- Albert Einstein
Meditação
Usui Sensei recomendou que recitássemos o Gokai de manhã e à noite em posição Gassho.
Há duas formas que recomendo fazer isso:
1. Pela manhã, após meditar, recite 3 vezes o Gokai em Japonês. Veja este vídeo para aprender a recitar.
2. Ao final do dia, medite sobre cada uma das frases em relação ao dia que está acabando, faça uma análise a cada frase e busque suas respostas para a transformação.
"O segredo para convidar a felicidade O remédio misterioso para todas as doenças Só por hoje: Não fique com raiva Não te preocupes Seja grato Trabalha duro Seja gentil com os outros De manhã e à noite, sente-se em posição Gassho e repita essas palavras em voz alta, para seu coração" O Fundador - Mikao Usui
Cinco Princípios em Japonês:
Kyo dake wa Okorun na (ou Ikaru na) Shimpai suna Kansha shite Gyo wo hage me Hito ni shinsetsu ni
Conclusão
Os Cinco Princípios do Reiki são mais do que ensinamentos éticos – são chaves de transformação pessoal. O conceito de kotodama nos lembra que a energia das palavras influencia nossa consciência e realidade. Quando recitamos os princípios do Reiki com intenção e o usamos para analisar nosso dia, não apenas absorvemos sua sabedoria, mas também ativamos sua frequência em nossa vida.
Comentários