top of page

O significado do Kanji ou Ideograma original do Reiki

Atualizado: 27 de jun. de 2023


Kanji ou ideograma Original do Reiki

Entender o kanji ou ideograma original do Reiki, traz muita informação sobre o que vem a ser o Reiki e estudar isso, para mim, é fascinante.


Reiki é uma técnica japonesa de reposição e equilíbrio energético, que promove relaxamento e pode promover curas em muitos níveis, expandindo a consciência. Ele nos conecta com o fluxo da vida.


A palavra Reiki vem do kanji (ideograma) japonês e foi escrita originalmente na forma do kanji que está na imagem deste texto. Ele é um ideograma japonês que foi adaptado da escrita chinesa, pois quando o Reiki foi criado (1922), o Japão não possuía a própria escrita. Os ideogramas de origem chinesa basearam a comunicação escrita no Japão naquele tempo e eles passam a representação (ideia) do que se quer transmitir.


A palavra REIKI é representada pela união de dois Kanji: REI e KI.


Rei - parte superior do Kanji Original de Reiki

Em geral, REI significa “universal”. Esta definição tem sido usada amplamente pelos estudiosos do Reiki, mas há outra definição que vem me chamando bastante atenção. Temos que ter em mente que o kanji é uma ideia passada por uma imagem e pode gerar muitas interpretações.


A primeira parte do Kanji, atinente a REI, é composto de 3 sessões:


A primeira, no topo corresponde a nuvens, o que traz o significado de consciência superior, Deus, entre outros.


A segunda sessão, no meio, composta de três cestos, representam os 3 aspectos do ser humano: corpo, mente e espírito.


A terceira e última sessão, traz a Terra, representando o solo e rochas.


Ao observar este kanji, alguns pesquisadores entenderam que os cestos ao meio significam o praticante de Reiki, que traz à nossa realidade terrena a consciência superior, sendo a ponte entre o céu e a terra, nas palavras de William Lee Rand: “que está localizado entre o céu e a terra a age como uma ponte trazendo a sabedoria, orientação, e curas dos reinos espirituais para as pessoas e seres vivos da terra.” (em “Reiki The Healing Touch”)



Ki - parte inferior do ideograma original de Reiki

Já o segundo ideograma representa o KI (energia vital). KI também é conhecido e interpretado por diversas culturas de formas diversas, ele significa “força vital” ou “energia vital universal”. A ele também chamam Chi (chinês), Prana (sânscrito), entre outros. É a energia que dá vida a todos os seres vivos, enquanto circula por seus corpos. Quando há bloqueios ao fluxo regular dessa energia, doenças podem se instalar em vários níveis. No entanto, quando circulando livremente, é mais difícil se adoecer.


O ideograma original do KI e sua origem traz a ideia de um pote de arroz fervente com uma tampa em cima. Originalmente se associava a ideia de energia vital ao vapor saindo de um pote tampado de arroz cozido. Arroz é o alimento mais essencial na China e não menos importante no Japão.


Por este motivo, na segunda parte do ideograma temos a representação do KI como um pote de arroz tampado emanando vapor. Ele é formado por uma cruz que emana linhas (o arroz no pote). O pote é representado pela linha da direita que é conectada ao topo do arroz. A tampa são as duas linhas acima do pote. As linhas superiores deste ideograma também podem ser interpretadas como nuvens, que correspondem à agua transformada espiritualmente e que se eleva aos céus.


Portanto, temos algo abstrato (vapor) que é separado do mundo físico e segue para os céus. O que é físico pertence à terra e o que é espiritual é parte dos céus.


Esta forma de escrita do KI é notadamente algo espiritual, na forma do ciclo da água, que emana da terra como vapor, transformando-se em nuvens, e ao se transformar em água retorna para a terra, nutrindo-a. Há muitas interpretações possíveis para o ideograma KI, mas gosto especialmente da seguinte: “Ao se adicionar uma grande quantidade de energia à matéria, os componentes divinos/espirituais nela contidos são fortalecidos.” (Walter Luebeck, em “Spirit of Reiki”).


KI, como energia de vida, é utilizado a mais de 4.000 anos em diversas formas, nomes, representações e tipos de KI. Tipos diferentes de KI são apresentados por muitas culturas e técnicas: Prana, Chi, Ki, Orgone… todas expressões da energia vital, de formas diversas.

Portanto, Reiki pode ser interpretado como tipo de KI, mas a energia vital guiada por uma consciência espiritual.

Com amor e gratidão,


Su Mach'ado Centro de Treinamento de Reiki - Felicidade

www.reikiefelicidade.com E-mail: reiki@reikiefelicidade.com WhatsApp: +55 11 98381-8198


Confira nossos próximos cursos acessando nossa agenda Bibliografia: LÜBECK, Walter, PETTER, Frank Arjava e RAND, William Lee - The Spirit of Reiki - Lotus Press RAND, William Lee - Reiki - The Healing Touch - ICRT




874 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page